sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Olá pessoal - bem vindos ao nosso blog

Prezados alunos
aqui nós vamos socializar os conhecimentos, trocar experiências e interagir o ensino aprendizagem.
Esse blog éa nossa cara!
 Seja um seguidor ativo! um abraço. Lourdes

5 comentários:

  1. A Formação pessoal e social tem como finalidade a formação do indivíduo num todo e favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças.
    Contribui para o desenvolvimento completo e harmonioso da personalidade das pessoas, incentivando o desenvolvimento pleno da personalidade e o progresso social e a formação de cidadãos livres, responsáveis.
    Tem a importância de promover o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, o respeito pelos outros e pelas suas idéias e a abertura ao diálogo e à livre troca de opiniões. Acentua-se, deste modo, a preocupação de formar cidadãos capazes de julgarem o meio social em que se integram com espírito crítico e criativo e de se empenharem na sua transformação progressiva.
    O ser humano é complexo, tem múltiplas facetas individuais e sociais, que a educação deve contemplar.
    O sistema educativo deve “contribuir para a realização do educando, através do pleno desenvolvimento da personalidade, da formação do caráter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos”.
    Josilene Torres
    Aluna UFRPE Pedagogia
    Pesqueira - turma 1

    ResponderExcluir
  2. A Formação pessoal e social tem como finalidade a formação do indivíduo no geral , com um eixo de trabalho que favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças. O desenvolvimento da identidade e da autonomia estão intimamente relacionados com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
    JACK
    ALUNA UFRPE - PEDAGOGIA
    PESQUEIRA-TURMA 1

    ResponderExcluir
  3. A Formiga e a Pomba
    Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
    Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
    Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
    A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
    Moral : Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão

    ResponderExcluir
  4. O interessante dessa fábula é que desperta o interesse,a curiosidade,para saber o que aconteceu com a pomba...para as crianças elas sempre despertam para a sua propria personalidade quando levamos para sala de aula temas que os incentivem a uma reflexão...
    Edna Amancio - Turma 1 - UFRPE

    ResponderExcluir
  5. Fiz a leitura do Livro Oralidade , Escrita e Papéis Sociais na Infância da Autora Maria Silvia Martins, Editora Mercado das Letras. (2009) . ´E um livro de linguagem fácio de compreender além de ser um livro que contém apenas 80 páginas de leitura , a autora é pedagoga e nos demonstra através de suas vivências e pesquisas as diversidades de gêneros textuais que podemos trabalhar com nossos alunos para que eles tenham a oralidade e escrita caminhando juntos nesse primeiro momento de aquisição da linguagem e formação da criança.No entanto vale a pena fazer a leitura desse pequeno livro ..mas muito proveitoso principalmente para nós que estamos na área de pedagogia. Edna Turma 1- Pesqueira- UFRPE

    ResponderExcluir