terça-feira, 29 de março de 2011

RESUMO FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CONTINUAÇÃO

individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em
situações de interação social. Por meio da repetição de determinadas ações imaginadas
que se baseiam nas polaridades presença/ausência, bom/mau, prazer/desprazer, passividade/
atividade, dentro/fora, grande/pequeno, feio/bonito etc., as crianças também podem
internalizar e elaborar suas emoções e sentimentos, desenvolvendo um sentido próprio de
moral e de justiça.
OBJETIVOS
Crianças de zero a três anos

A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança
às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
• experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a
satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus
desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com
progressiva autonomia;
• familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo
progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que
ele produz;
• interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio
corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
• brincar;
• relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus
professores e com demais profissionais da instituição,
demonstrando suas necessidades e interesses.

Crianças de quatro a seis anos

Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão
ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças
sejam capazes de:
• ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,
identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e
agindo de acordo com elas;
• identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus
recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e
exigindo reciprocidade;
• valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas
vivências;
• brincar;
• adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes
relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança,
proteção do corpo e cuidados com a aparência;
• identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos
dos quais participam, respeitando suas regras básicas de
convívio social e a diversidade que os compõe.

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